Notícias
História
Turismo
Associações
Galeria de imagens
Vídeo
Localização
Livro de Visitas
 
Executivo
Assembleia
Informação
Heráldica
Obras
Contactos

Obras

Alcatroamentos, águas pluviais e placas toponímicas a chegar
A junta de freguesia de Chave, nas últimas semanas, com comparticipação da câmara municipal de Arouca, realizou uma série de intervenções ao nível da pavimentação e construção de redes de águas pluviais em várias ruas da freguesia.
Com efeito, a Rua do Lavadouro, em Quintela, a rua Cabo de Eira, no lugar de Chave, a rua da Fonte do Sobral, igualmente no lugar de Chave e a estrada nova do Areeiro sofreram intervenções de alcatroamento, enquanto na recta de Chave foi construída uma conduta de águas pluviais e colocação de tapete betominoso, tendo a estrada sido, desse modo, alargada. O caminho da fonte velha de Quintela será também alargado com a constituição de um largo e o recuo da respectiva fonte, aproveitando para construir novo muro, dado que o aí existente se encontra em perigo de derrocada.
Entretanto, avançar-se-á com a colocação de placas toponímicas brevemente, sendo que o prazo dependerá da aprovação municipal de duas propostas de alteração a nomes de ruas: de EN 224 para Rua 2 de maio e de EN 224-1 para Rua 25 de julho, aprovadas em assembleia de freguesia.
A Infraestruturas de Portugal, a pedido da junta de freguesia, realizará trabalho de limpeza de árvores na EN 224 e EN 224-1. Por outro lado, serão efetuadas obras de melhoramento, nomeadamente ao nível das águas pluviais, junto ao abrigo de passageiros, no Borralhal, Farrapa. 


Rede de água melhorada em Chave
A rede pública de abastecimento de água foi melhorada no lugar de Chave, mais propriamente com o levantamento do caminho da Quinta para instalação das condutas. Esta obra foi mais uma de um vasto conjunto de intervenções, realizadas em parceria com a Câmara Municipal de Arouca, destinadas a assegurar que este serviço fundamental tenha uma cobertura total da freguesia.


Baixadas de luz em Chave e Casal
A Junta de Freguesia procedeu a duas grandes baixadas de luz, de forma a melhorar as condições de vida nos lugares de Chave e Casal. Esta intervenção permite reforçar a estabilidade da linha eléctrica, evitando quebras de corrente que poderiam prejudicar danos em vários tipos de equipamento ou até mesmo dar origem a curto-circuitos e posteriores incêndios.


Gradeamento da sede, jardim e centro de saúde

No espaço em redor da sede da Junta de Freguesia, do jardim-de-infância e do centro de saúde foi colocado gradeamento, aplicado em todos os muros, durante Abril de 2007. Para além de embelezar esse espaço, a intervenção também contribui para a segurança de toda a população que usufrua do local, prevenindo possíveis acidentes.

Gradeamento entre o Centro de Saúde e o Jardim de Infância Gradeamento junto á Sede da Junta de Freguesia


Pavimentação da Rua do Sobral em Soutelo
A Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e dos moradores, procedeu à renovação da rede de água e ao alargamento e pavimentação da Rua do Sobral, no lugar de Soutelo. Esta obra, mais uma vez realizada em curto período de tempo, só foi possivel graças ao empenho de todos, nomeadamente da Junta, da Câmara e dos moradores.
Antes Depois


Pavimentação de três ruas em Chave
A Junta de Freguesia de Chave, em colaboração com a Câmara Municipal de Arouca, durante os dias 2, 3 e 4 de Agosto, procedeu à colocação da rede de abastecimento de água e à posterior pavimentação de três ruas internas do lugar de Chave, nomeadamente a Rua D'Aveneiral, a Rua da Eira de Baixo e a Rua da Fonte D'Aveneiral. Estas obras, para além de "embelezarem" e "dignificarem" as vias, permitem que os moradores usufruam da rede de abastecimento de água pública, melhorando as condições de vida. O executivo da Junta aproveita para agradecer a todos os que, de forma tão empenhada e desinteressada, tornaram possivel a concretização destas obras em tão curto período de tempo.
Antes Depois


Estrada de Quintela

Concluíram-se no final do mês de Julho de 2007 a construção de todos os muros de suporte, que eram imensos, na estrada de Quintela, assegurando, dessa forma, a regularização do respectivo piso e posterior pavimentação. Esta via permite que o lugar de Quintela tenha um fácil acesso a toda a zona baixa, localizada a norte, melhorando as condições de vida das pessoas aí residentes, bem como de todos os potenciais visitantes deste lugar localizado nesta encosta da Freita.

Importa também referir que esta via permite um fácil acesso quer à viatura de combate a incêndios, quer a ambulâncias que em muito podem ajudar a população envelhecida que aí reside.

Abertura e muros Abertura e muros